Desafios para o setor de serviços
Inspirados neste artigo do site da TOTVS, listamos três para você se preparar e retomar o ritmo de crescimento. Vamos juntos?
1. Gestão de relacionamento
Colocar o cliente no centro da estratégia é cada vez mais imperativo para empresas que queiram crescer mesmo neste momento de crise. No setor de serviços, como em qualquer outro, é preciso conhecer profundamente seu perfil de cliente, suas necessidades, seus hábitos. Com essas informações integradas, atualizadas e disponíveis, é necessário ainda conhecer seu time interno para saber, por exemplo, qual é o melhor profissional para realizar determinada atividade com qualidade e eficiência. O foco, não custa lembrar, deve ser sempre a resolução do problema do cliente.
2. Captação de clientes
É inegável que a dificuldade de atrair clientes nos últimos anos só aumentou em decorrência do momento instável pelo qual o Brasil está passando. Por isso, quem quiser continuar crescendo precisa conhecer também seu público em potencial e apresentar seus diferenciais competitivos de forma clara, atraente e pertinente. A tecnologia da informação pode ser uma grande aliada neste desafio. Por meio dela é possível utilizar critérios inteligentes para captar, qualificar e impactar as pessoas certas, que podem vir a ser seus novos clientes. Neste momento, é indispensável que equipes de marketing e vendas estejam unidas para criar esforços consistentes em transformá-los em leads qualificados. Ela também pode ajudar a calcular o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), especialmente no marketing digital, em que a grande maioria das ações é mensurável e os dados normalmente já estão no sistema de gestão da empresa.
3. Gestão Contábil
Atualmente, é fundamental para uma empresa de serviços ter uma solução de contabilidade digital que possibilite lançar notas fiscais, gerar obrigações fiscais e acessórias que atenda ao Fisco. Além disso, a solução deve suprir a necessidade de alimentar a alta gestão com informações gerenciais para tomada de decisão que possibilitem realizar análises e classifiquem clientes, tipo de serviços do contrato, resultados por empresas e filiais, entre outros. Além de evitar que a empresa empenhe esforços desnecessários com a digitação manual sem qualquer análise prévia dos tipos de movimentos e lançamentos, a utilização desse tipo de tecnologia evita que ela sofra punições severas oriundas de multas.